quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Deu no Jornal Primeira Hora/Cultura

Búzios reúne poetas e escritores brasileiros

A cidade de Búzios reuniu no dia 28 de setembro poetas e escritores de vários estados do Brasil. Durante todo o dia será realizado o II Encontro anual Poetas del Mundo. Em 2009 poetas e escritores de todo o país confraternizaram na Praça Santos Dumont e elegeram a cidade para sediar o evento por ser mundialmente conhecida e por estar perto da capital, Rio de Janeiro.

Este ano o encontro começou às 9 horas da manhã, com mesa redonda, na Escola Municipal Vereador Emigio Gonçalves, na Ferradura. Às 14 horas houve récitas e leitura das poesias premiadas do concurso de poesias entre alunos da rede municipal, na Praça Santos  Dumont, no Centro da cidade. A excelente Banda Filarmônica Rio Branco brindou o público com uma seleção de excelente qualidade. À noite, aconteceu a solenidade de posse da Primeira Diretoria da Associação Internacional de Poetas Del Mundo, no Ariú Hotel.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Búzios através da secretaria de Turismo e Cultura. Segundo o secretário Isac Tillinger, as pessoas da cidade são as mais beneficiadas com encontros desse tipo, porque têm a oportunidade de trocar experiências culturais. Ele anunciou para setembro de 2011 o Encontro Internacional da Poesia na cidade.
Búzios teve três noites de música clássica
636444
As noites de sexta, sábado e domingo (20, 21 e 22 de setembro) na Praça Santos Dumont foram de música clássica, com o XVI Rio International Cello Encounter, um dos maiores festivais de música clássica do Brasil, em turnê por diversas cidades. Em sua passagem por Búzios, atraiu um público seleto que acompanhou os  concertos com composições de Vivaldi, um pouco de Bossa Nova e uma homenagem a Noel Rosa. Na sexta, se apresentou a Orquestra de Cordas da Grota do Surucucu, com Karolin Broosch e Tiago Cosmo [violinos], sob a regência de Nayran Pessanha; no sábado, os violoncelistas Marcelo Vieira e David Houghey; e no domingo, Carmen Bartoly (soprano), Marcio Pombo (piano), Harold Ernest (oboé) e Alexandre Guichard (violoncelo).

O festival realiza 34 concertos ao longo dos 14 dias, passando pelo Rio, Niterói, Búzios, Barra Mansa, Teresópolis, Brasília e Tatuí.

 

Pela primeira vez artesãos de Búzios expõem em congresso

138916
Estande montado no congresso no Hotel Atlântico, reunindo produtos artesanais da região e de Búzios
O 9º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, realizado entre os dias 11 (quarta-feira) e 14 (sábado) de setembro no Hotel Atlântico trouxe para a nossa Aldeia um público de peso e inaugurou uma nova possibilidade de renda para os artesãos de Búzios e da região. Durante o evento, foi montado um estande que reuniu os produtos de artesãos de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e de outras localidades, em meio a expositores vindos de outros países da América Latina. – Não tínhamos ainda apresentado nossos produtos a esse público congressista. Foi um sucesso, pois pudemos mostrar nosso artesanato a um público de alto poder aquisitivo. Os artesãos de Casimiro de Abreu, por exemplo, muito organizados na produção de bolsas com fibra de bananeira, que tem a colaboração da prefeitura local, ficaram muito felizes com os resultados do evento – contou empolgada  Luciana Passos, da Associação Fazer. – Passaremos a nos dedicar mais a esses eventos, visando a geração de renda, principalmente na baixa temporada.
A exposição que foi organizada pela empresária Beatriz Martins, da pousada La Plage, que abriu espaço para uma feirinha de artesanato local, de quinta-feira a domingo.

Todas as matérias foram coladas do Jornal Primeira Hora (www.jornalprimeirahora.com.br), com pequenas modificações de adaptação do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário